AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A Avaliação Neuropsicológica é o estudo detalhado das funções cognitivas, emocionais e comportamentais, sendo considerada uma avaliação funcional do cérebro.

Há, portanto, algumas etapas básicas deste processo, sendo elas: a primeira entrevista com os pais, em que são realizadas coleta da queixa e dos dados da história do paciente, os acordos com de valores, os prazos.

Posteriormente agendamento das demais entrevistas para aplicação de testes projetivos, escalas neurológicas/neuropsicomotoras e testes de inteligência.

Finalmente marca-se a Devolutiva com os Pais para informar o diagnóstico e procedimentos psicoterápicos para o caso.

Através de instrumentos psicométricos, escalas do desenvolvimento e análise qualitativa da produção da paciente conseguem-se identificar alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Podemos avaliar várias funções executivas, cognitivas, praxias, gnosias, habilidades visuo-perceptivas, construtivas e espaciais, como a velocidade de processamento de informação, linguagem, memória.

Nos  aspectos emocionais podemos avaliar a flexibilidade mental, abstração, formação de estratégias, relações sociais, conceitos, atenção-concentração e eficiência intelectual.

A Avaliação Neuropsicológica, tem como objetivo auxiliar-nos a fazer diagnósticos diferenciais, proporcionando intervenções terapêuticas que contribuem e restabelecem às funções cognitivas com funcionamento inadequado, visto que o cérebro da criança encontra-se em desenvolvimento e é plenamente favorecido pela Neuroplasticidade ou Plasticidade Neuronal.