AVALIAÇÃO PSICODIAGNÓSTICA INFANTIL OU JUVENIL

A Avaliação Psicodiagnóstica Infantil ou Juvenil é o processo de avaliação que enfoca os aspectos de desenvolvimento psíquicos da personalidade.

O objetivo é compreender minimamente todos os fatores que estão envolvidos com a criança ou adolescentes, histórico do paciente (anamnese), contexto familiar, escolar, desenvolvimento cognitivo e da linguagem, desenvolvimento neuropsicomotor, personalidade, habilidades e competências e aspectos psicopedagógicos.

Basicamente, o psicodiagnóstico tem como foco identificar recursos internos potenciais, fragilidades psíquicas e áreas patológicas da criança ou adolescente.

A Avaliação Psicodiagnóstica Infantil ou Juvenil tem um tempo determinado, aproximadamente 5 a 6 sessões.

Há, portanto, algumas etapas básicas deste processo, sendo elas: a primeira entrevista com os pais, em que são realizadas a coleta da queixa e dos dados da história do paciente, os acordos de valores, os prazos.

Posteriormente agendamento das demais entrevistas: observação lúdica, aplicação de testes projetivos de personalidade e diretivos neuropsicomotores, e escalas de inteligência.

Finalmente, marca-se a Devolutiva com os Pais para informar o diagnóstico e procedimentos psicoterápicos para o caso, podendo-se emitir ou não um Relatório Psicológico e Psicopedagógico.