APRENDIZAGEM E NEURODIVERSIDADE – DOWNLOAD VÁRIOS MÓDULOS

Compartilhe

O Instituto ABCD  (www.institutoabcd.org.br) criou uma coleção de módulos sobre neurociências.

No Módulo 1 faremos uma breve apresentação sobre um campo de estudos denominado Neurociências, enfatizando sua relação com a Educação.

São apontadas as contribuições obtidas nas últimas décadas graças ao avanço das técnicas de exame do cérebro, que possibilitaram a observação e análise com mais acurácia do cérebro em funcionamento durante a execução de certas atividades.

Em seguida, são abordadas questões acerca do desenvolvimento infantil, relativas à aprendizagem e memória, evidenciando a importância da estimulação precoce, desde os primeiros anos de vida. É discutido também o conceito de aprendizagem significativa, dentro da proposta do Desenho Universal da Aprendizagem.

São também apresentados aspectos importantes que influenciam a aprendizagem, como autoestima, desafio e a relação com engajamento nas tarefas.

Por fim, deixamos disponíveis algumas tabelas para consulta sobre diversos aspectos do desenvolvimento infantil: desenvolvimento motor a evolução do desenho e relação com a escrita, desenvolvimento da linguagem e social. Cada indivíduo é único e tem seu próprio tempo de desenvolvimento e aprendizagem, mas existem marcos importantes para o desenvolvimento que devem ser monitorados.

Caso a criança apresente algum atraso em relação a estes marcadores do desenvolvimento torna-se necessária uma avaliação especializada. E é por isso que você, professor, precisa saber como o aluno se desenvolve e como ele aprende.

Módulo 1: Aprendizagem e Neurodiversidade como o aluno aprende?

http://www.institutoabcd.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Apostila-M%C3%B3d-1.pdf

Conteúdo:

  • Neurociências e Aprendizagem: aprendizado e memória.
  • Neurociências e Educação.
  • Princípios das Neurociências aplicados na sala de aula.
  • Autoestima, desafio e desempenho em tarefas.
  • Desenvolvimento Humano: motor, cognitivo, de linguagem oral e escrita e social.

Módulo 2: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem

http://www.institutoabcd.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Apostila-M%C3%B3d-2.pdf

Neste módulo, serão discutidas as várias razões pelas quais uma criança não aprende, apontando os sinais que diferenciam as dificuldades escolares dos transtornos de aprendizagem. Também serão apresentadas as principais características dos transtornos específicos de aprendizagem e de outras condições que podem afetar de forma secundária o processo aprendizagem.

Conteúdo:

  • Dificuldades de aprendizagem.
  • Transtornos específicos de aprendizagem.
  • Transtorno global de aprendizagem.
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

 

Módulo 3: Como ajudar o aluno a ouvir, entender e falar melhor?

http://www.institutoabcd.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Apostila-M%C3%B3d-3.pdf

Nos próximos três módulos, serão apresentadas estratégias a serem utilizadas em sala de aula, com o intuito de ajudar o aluno com defasagem na aprendizagem.

Neste módulo, começaremos dando maior importância à estimulação das habilidades de linguagem oral, incluindo as habilidades auditivas, que são primordiais para uma aprendizagem com sucesso.

Conteúdo:

  • A linguagem e a aprendizagem
  • O desenvolvimento da linguagem
  • A importância do ouvir e falar para a aprendizagem
  • Estratégias de escuta de sons
  • Estratégias de comunicação

 

Módulo 4: Como ajudar o aluno a ler e escrever melhor?

http://www.institutoabcd.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Apostila-M%C3%B3d-4.pdf

No Módulo 3, foram enfatizadas as estratégias relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral. No Módulo 4, veremos como se desenvolve o processo de leitura e escrita, bem como algumas estratégias para aprimorar a leitura que possam ser aplicadas em sala de aula. Além disso, serão apresentadas estratégias pedagógicas que estimulam a escrita e favorecem a melhoria do ambiente de aprendizagem.

Conteúdo:

  • Importância da leitura.
  • O que é ler.
  • Os caminhos para aprender a ler.
  • Estratégias para o reconhecimento de palavras.
  • Estratégias para a compreensão de texto.
  • Importância da escrita.
  • Estágios de desenvolvimento da escrita.
  • Características psicolinguísticas das palavras.
  • Estratégias para a escrita de palavras.
  • Estratégias para a elaboração de texto.
  • Orientações gerais.

 

Módulo 5: Estratégias para planejar e organizar melhor

http://www.institutoabcd.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Apostila-M%C3%B3d-5.pdf

Nos módulos anteriores, vimos como se dá o desenvolvimento humano nos primeiros anos de vida, como adquirimos os processos de linguagem oral, leitura e escrita, bem como, estratégias que podemos utilizar para aprimorar essas habilidades em um contexto de sala de aula.

Muito alunos, entre eles os com transtornos de aprendizagem, costumam apresentar dificuldade para planejar e organizar os estudos e sua vida diária.

Neste módulo, retornaremos alguns aspectos do desenvolvimento cerebral e como seu amadurecimento se relaciona com a aquisição e o uso das habilidades de planejamento e organização. Serão apresentadas orientações que visam facilitar o desenvolvimento dessas capacidades, consideradas fundamentais para a aprendizagem acadêmica.

Conteúdo:

  • As funções executivas e o cérebro.
  • As funções executivas no dia a dia.
  • Estratégias para aprimorar as funções executivas.
  • A avaliação de alunos com dificuldades para planejar, organizar e aprender

Módulo 6: Habilidades Matemáticas, o que são, como avaliar, como melhorar?

http://www.institutoabcd.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Apostila-M%C3%B3d-6.pdf

http://www.institutoabcd.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Apostila-M%C3%B3d-6.pdf

A habilidade de representar informações por meio dos números é fundamental não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para tarefas triviais do dia a dia: ver horas, estimar a passagem do tempo, realizar pagamentos, conferir trocos, memorizar endereços e realizar estimativas sobre riscos, ganhos e perdas.

Assim como fizemos nos módulos anteriores, organizamos a apresentação da informação de forma a introduzir inicialmente o desenvolvimento típico das habilidades matemáticas e, em seguida, apresentar os eventuais problemas encontrados nesse percurso.

Também serão abordadas formas de avaliação e sugestões de intervenção. Como você, professor, vai notar, o domínio da matemática integra diversos sistemas cognitivos e é fundamental que o aluno tenha acesso a essa ferramenta que tão bem descreve e explica nosso mundo.

Conteúdo:

  • O que são e como se desenvolvem as habilidades matemáticas.
  • O senso numérico e as habilidades matemáticas básicas.
  • O transtorno das habilidades matemáticas ou discalculia.
  • A avaliação das habilidades matemáticas e o diagnóstico da discalculia do desenvolvimento.
  • Estratégias para o desenvolvimento do senso numérico.
  • Estratégias para o desenvolvimento da sintaxe numérica.
  • Estratégias para o desenvolvimento do domínio dos fatos numéricos e dos procedimentos.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

O EU MUDOU PARA UM EU CIBERNÉTICO

O eu mudou para um eu cibernético. Como Sherry Turkle enfatizou em seu livro Alone Together (2011), agora estamos perdendo a arte da interação humana.

PARA QUE SERVE UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Você foi informado de que seu filho precisa de uma avaliação neuropsicológica ou de testes neuropsicológicos? Essa sugestão pode ter sido do neurologista, psiquiatra, professor,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×