A Ciberpsicologia, também conhecida como psicologia da Internet ou psicologia da web, é um campo novo e emergente que investiga como a tecnologia, como computadores e a Internet, afeta a maneira como as pessoas pensam e se comportam como indivíduo e em grupo.

É um campo predominantemente baseado em pesquisa, com os ciberpsicólogos investigando o desenvolvimento da personalidade on-line, os relacionamentos on-line, os vícios relacionados à tecnologia e a transferência para computadores.

No entanto, a ciberpsicologia não se limita apenas a pesquisar como a tecnologia muda a maneira pela qual os humanos interagem e se comunicam. Também se preocupa com o modo como humanos e tecnologia interagem uns com os outros.

Avanços científicos como realidade virtual e inteligência artificial também são tópicos de pesquisa para os ciberpsicólogos, que buscam desenvolver uma compreensão mais clara de como os avanços na tecnologia continuarão a mudar a cognição, a comunicação e o comportamento humanos.

Muitas coisas nossos relacionamentos com a família e amigos, trabalho escolar ou carreira, nossos pensamentos e emoções e nosso comportamento governam nossa vida diária.

À medida que o mundo em que vivemos continua se tornando cada vez mais conectado, as formas pelas quais conduzimos nossas vidas diárias, incluindo as atividades nas quais escolhemos participar, continuam a mudar.

Mesmo as atividades de lazer estão mudando, já que a leitura de livros, que costumava envolver a realização de um livro impresso real, é agora realizada com frequência pela leitura de um livro digital.

Em vez de se comunicar pessoalmente, muitas comunicações interpessoais ocorrem via Facebook ou chats de vídeo.

Até mesmo as maneiras pelas quais aprendemos mudaram, com a educação cada vez mais dependente da tecnologia moderna para disseminar informações.

Essa dependência da tecnologia mudou as maneiras pelas quais pensamos e nos comportamos no mundo moderno.

Muitas pessoas estão constantemente “plugadas”, seja pelo celular, pela Internet, por aplicativos de mídia social ou pela televisão. Mas como nossas interações com a tecnologia afetam nossos pensamentos e comportamentos?

Além disso, como a tecnologia mudou a maneira como nos envolvemos com outras pessoas em termos de comunicação, expressão de sentimentos, construção de relacionamentos e afins?

Essas são questões que os ciberpsicólogos investigam diariamente.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/