Um dos sintomas mais comuns de vários problemas de saúde mental é a insônia ou a incapacidade de dormir.

À noite, nossas mentes são deixadas livres de distrações, como o trabalho ou a televisão, e ficamos sozinhos no escuro com nossos pensamentos – muitas vezes em espiral até sermos mantidos despertos, preocupados ou cochichando.

Dicas de insônia podem fazer toda a diferença.

Ter uma boa noite de sono é uma das melhores coisas que você pode fazer para se preparar para o dia seguinte e ter uma boa rotina de sono pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas de depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental.

Embora por vezes pareça impossível pensar em dormir sete horas por dia durante todas as noites da semana, existe uma série de ações que você pode tomar para ajuda-lo no caminho para uma melhor noite de sono.

Temperatura ambiente: estudos mostraram que manter seu quarto entre 16 e 18 graus otimiza a liberação de melatonina.

Usando um ventilador no verão e aquecedor no inverno para manter a mesma temperatura durante todo o ano poderia ajudá-lo a voltar a uma boa rotina de sono.

Exercício:

Nada te cansa muito como um bom treino – seja em uma caminhada do trabalho em vez de no trem, na academia depois do trabalho ou em uma aula de ioga no conforto da sua própria casa com a ajuda do YouTube.

Não só promoverá a liberação de endorfinas o hormônio feliz como também poderá ajudar a reduzir a energia nervosa e ajudá-lo a adormecer quando você se deitar à noite.

Rotina:

A rotina é extremamente importante para manter um bom padrão de sono.

Os especialistas recomendam dormir no mesmo horário todas as noites e acordar todas as manhãs ao mesmo tempo – mesmo nos fins de semana – para ajudar a promover hábitos de sono mais saudáveis.

Mantenha um diário:

Manter um diário é uma ótima maneira de evitar que isso aconteça, antes de dormir, escreva uma lista de tarefas para o dia seguinte e breves detalhes sobre o dia anterior, para ajudá-lo a tirá-lo da cabeça.

Regra de 20 minutos:

Se você não estiver dormindo dentro de vinte minutos depois de ir para a cama, saia de novo e distraia-se da frustração de não conseguir dormir.

Leia um livro por alguns minutos, dê um passeio pela casa ou simplesmente mude de lugar, pois a frustração de não conseguir dormir imediatamente quando estamos na cama pode ser o que nos mantém acordados.

Antes de dormir, evite assistir televisão ou olhar para o seu telefone, tomar um banho ou ler um livro para ajudá-lo a relaxar e tentar dormir e acordar todos os dias ao mesmo tempo, mesmo em seus dias de folga, para ajudar promover um melhor padrão de sono.

Quais terapias podem ajudar?

  • Terapia Comportamental Cognitiva
  • Psicanálise Psicodinâmica

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/