A Dislexia de desenvolvimento é uma alteração no desenvolvimento neurológico, que condiciona uma dificuldade fonológica específica para aquisição e consolidação da linguagem escrita, na ausência de outros fatores causais, como o comprometimento intelectual, déficits sensoriais periféricos, sempre em de uma escolaridade convencional. A dislexia é o distúrbio de aprendizagem mais prevalente entre a população (5-15%).

Ela se manifesta em uma dificuldade de automação, especialmente na leitura, ortografia e, às vezes, também no cálculo aritmético.

É um distúrbio crônico que varia em graus de gravidade, afetando-os Habilidades linguísticas associadas à leitura e escrita.

As aquisições da pessoa disléxica no campo da leitura e da escrita, Portanto, eles estão bem abaixo do nível esperado, dependendo da idade cronológica.

Deve-se notar que a dificuldade em ler e escrever é um grande obstáculo para a para aprender, e frequentemente envolve acadêmico, emocional, social e econômico.

Indicadores de Dislexia

O encaminhamento ao especialista (Psicopedagogo ou Psicólogo especialista) é recomendado a partir de 4 itens afirmativos.

4 anos

1. Há história familiar de dificuldades escolares – especialmente de leitura e / ou escrita/ortografia

2. Tem antecedentes de problemas de fala ou linguagem

3. Custa-lhe encontrar as palavras quando fala de outra forma

4. Costuma ser entendido quando se fala de outra forma

5. Apresenta dificuldades em aprender o nome das cores, se não

6. Você tem dificuldades em nomear corretamente pessoas, animais ou objetos quando perguntado

5 anos

1. Há história familiar de dificuldades escolares –  especialmente de leitura e / ou escrita / ortografia

2. Tem antecedentes de problemas de fala ou linguagem

3. Custa-lhe encontrar as palavras quando fala de outra forma

4. Nos relatórios escolares, existem dificuldades em ler e escrever

5. Mostrar confusões na pronúncia de palavras semelhantes

6. Custa-lhe associar os sons estudados na aula à sua ortografia

7. É difícil para você reconhecer e / ou escrever seu nome

8. Muitas vezes, confunda conceitos opostos ligados ao espaço / tempo (por exemplo: frente / trás, antes / depois)

9. Apresenta dificuldades em aprender e nomear cores, números e letras

6 anos

1. Há história familiar de dificuldades escolares –  especialmente de leitura e / ou escrita / ortografia

2. Tem antecedentes de problemas de fala ou linguagem

3. Custa-lhe encontrar as palavras quando fala de outra forma

4. Nos relatórios escolares, existem dificuldades em ler e escrever

5. Durante a leitura, sinais de ansiedade / ansiedade ou rejeição se manifestam

6. Tem dificuldade em soletrar palavras

7. Apresenta dificuldades para associar os sons com as letras correspondentes

8. Apresentar dificuldades na leitura e / ou escrita de palavras familiares (seu nome, mãe, casa …)

9. Apresenta dificuldades em nomear os dias da semana

10. Tem dificuldades no uso correto do tempo: manhã-tarde-noite, café da manhã-almoço

7 anos

1. Há história familiar de dificuldades escolares –  especialmente de leitura e / ou escrita / ortografia

2. Tem antecedentes de problemas de fala e linguagem

3. Durante a leitura, sinais de ansiedade / ansiedade ou rejeição se manifestam

4. Apresentar uma leitura muito lenta e / ou com muitos erros

5. É difícil para ele manter o ritmo de leitura da turma

6. Apresenta dificuldades em nomear os dias da semana

7. Cometa muitos erros ortográficos em relação ao grupo de classe

8. Tem dificuldade em soletrar as letras das palavras. Por exemplo: cadeira, guarda-roupa …

8 e 9 anos

1. Há história familiar de dificuldades escolares – especialmente de leitura e / ou escrita / ortografia

2. Tem um histórico de problemas de fala e linguagem

3. Durante a leitura, sinais de ansiedade / ansiedade ou rejeição se manifestam

4. Apresentar uma leitura muito lenta e / ou com muitos erros

5. Você costuma inventar palavras quando você lê o contrário

6. Tem dificuldades na compreensão de leitura

7. Cometa muitos erros ortográficos em relação ao grupo de classe

8. Às vezes você investe a ordem dos números

9. Mostrar dificuldades em aprender as tabelas de multiplicação

10. Tem dificuldades no cálculo mental

11. É difícil aprender qualquer uma destas sequências: dias da semana e / ou meses, estações, …

10 a 11 anos

1. Há história familiar de dificuldades escolares –  especialmente de leitura e / ou escrita / ortografia

2. Tem um histórico de problemas de fala e linguagem

3. Durante a leitura, sinais de ansiedade / ansiedade ou rejeição se manifestam

4. Apresentar uma leitura muito lenta e / ou com muitos erros

5. Você tem dificuldade em entender os problemas matemáticos escritos

6. Cometa muitos erros ortográficos em relação ao grupo de classe

7. Apresenta dificuldades em expor ideias por escrito

8. Você tem pouca capacidade de pesquisar palavras no dicionário

9. Apresenta dificuldades para lembrar as tabelas de multiplicação

10. Apresenta baixa autonomia no trabalho escolar

11. Sua expressão oral é significativamente mais rica do que escrever

Fontes:

Roca, E; Carmona, J; Boix, C; Colomé, R; López, A; Sanguinetti, A; Caro, M; Sans, A (Coord.) (2010). El aprendizaje en la infancia y la adolescencia: claves para evitar el fracaso escolar. (www.faroshsjd.net)

ANNE Fundació: www.annefundacio.org

Associació Catalana de Dislèxia: www.acd.cat

Collegi de Logopedes de Catalunya: www.clc.cat

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/