Você foi informado de que seu filho precisa de uma avaliação neuropsicológica ou de testes neuropsicológicos?

Essa sugestão pode ter sido do neurologista, psiquiatra, professor, pediatra, terapeuta ou outro profissional de tratamento (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional etc.).

A Neuropsicologia avalia a função cerebral a partir do comportamento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social do indivíduo.

A Avaliação Neuropsicológica é o estudo detalhado das funções cognitivas, emocionais e comportamentais, sendo considerada uma avaliação funcional do cérebro.

Através de instrumentos psicométricos, escalas do desenvolvimento e análise qualitativa da produção da paciente conseguem-se identificar alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental, nos permitindo avaliar várias funções executivas, cognitivas, praxias, gnosias, habilidades visuo-perceptivas, construtivas e espaciais, como a velocidade de processamento de informação, linguagem, memória; aspectos emocionais (flexibilidade mental, abstração, formação de estratégias, relações sociais, conceitos, atenção-concentração) e eficiência intelectual.

As Funções Executivas são atualmente entendidas como um conjunto de processos cuja finalidade é a resolução de problemas complexos, desempenhando um papel primordial na regulação do comportamento.

São subdivididas em:

  • Funções Executivas Superiores: são capacidades cognitivas (envolve a Teoria das Inteligências Múltiplas – atenção, memória, auto-regulação, consciência, flexibilidade, planejamento, senso percepções e cognição).

 

  • Funções Executivas Emocionais: são capacidades afetivas (envolve a Teoria da Mente e Inteligência Emocional – auto-regulação afetiva, pensamento social, interação social recíproca, tomada de decisão, limiar a frustração, humor, compreensão de metáforas/ironias e capacidade em administrar conflitos).

Uma avaliação neuropsicológica, também chamada de teste neuropsicológico, é uma avaliação profunda das habilidades e habilidades ligadas à função cerebral. A avaliação mede áreas como atenção, resolução de problemas, memória, linguagem, QI, habilidades espaço-visuais, habilidades acadêmicas e funcionamento socioemocional. 

Uma avaliação neuropsicológica é diferente dos testes incluídos em uma avaliação neurológica (por exemplo, EEG) ou neuroimagem (por exemplo, tomografia computadorizada ou ressonância magnética).

O benefício da avaliação e os diagnósticos e recomendações que a acompanham é que ela permite que outros profissionais, professores e pais ou responsáveis ​​entendam melhor por que seu filho pode estar tendo dificuldades em áreas específicas. A avaliação fornecerá recomendações para os tipos de intervenções ou tratamentos que podem ser eficazes e apropriados, considerando o conjunto de pontos fortes e fracos de seu filho.

Um neuropsicólogo é quem realiza uma avaliação neuropsicológica. Um neuropsicólogo é um psicólogo clínico ou escolar licenciado com especialização nesta área.

Os neuropsicólogos infantis fornecem avaliações neuropsicológicas abrangentes para crianças em idade pré-escolar, crianças em idade escolar, adolescentes e adultos jovens, para ajudar a identificar os fatores neurocognitivos subjacentes que contribuem para os pontos fortes e fracos de seu funcionamento nos ambientes, geralmente em casa e na escola. As habilidades e os déficits  encontrados na avaliação são consideradas dentro de uma estrutura de desenvolvimento e comparadas com  os indicadores esperados da mesma idade ou série, bem como com as próprias habilidades do indivíduo.

Aqui no Instituto Inclusão Brasil, realizo Avaliação Neuropsicológica para crianças e adolescentes.

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

Agendamento para consultas presenciais em consultório:

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Whatsapp (13) 991773793

Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

Agendamento para consultas de psicoterapia on-line:

Psicóloga Marina Almeida

Licenciada pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

Email: casa@casadosinsights.com.br

WhatsApp (11) 94940-0065

https://casadosinsights.com.br/