PSICÓLOGA ESCOLAR MARINA S. R. ALMEIDA

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Os psicólogos escolares são membros qualificados de equipes escolares que apoiam a capacidade dos alunos de aprender e a capacidade de ensinar dos professores. Eles precisam ter qualificação em saúde mental, aprendizado e comportamento para ajudar crianças e jovens a terem sucesso acadêmico, social, comportamental e emocional.

Os psicólogos escolares fazem parcerias com famílias, professores, administradores escolares e outros profissionais para criar ambientes de aprendizagem seguros, saudáveis e de apoio que fortaleçam as conexões entre a casa, a escola e a comunidade.

As atividades que um psicólogo escolar está apto para desenvolver:

  • Coleta e análise de dados sobre a história do aluno
  • Avaliação de desempenho da aprendizagem
  • Monitoramento de progresso
  • Práticas de toda a escola para promover a aprendizagem
  • Resiliência e fatores de riscos na escola
  • Projetos de prevenção ao bullying, sexualidade, homofobia, multiculturalismo, respeito à diversidade humana, etc
  • Intervenções pedagógicas e de aprendizagem
  • Prevenção e intervenções de saúde mental
  • Intervenções comportamentais
  • Suporte instrucional e vocacional
  • Serviços de educação especial para atender alunos com deficiências ou transtornos na aprendizagem
  • Colaboração família-escola-comunidade
  • Diversidade no desenvolvimento e aprendizagem
  • Pesquisa e avaliação de programas
  • Ética profissional, direito escolar e sistemas diferenciados de ensino

Os psicólogos escolares fornecem apoio direto e intervenções aos alunos, consultam professores, familiares e outros profissionais de saúde mental empregados na escola (por exemplo, conselheiros escolares, assistentes sociais escolares) para melhorar as estratégias de apoio, trabalham com administradores escolares para melhorar as práticas escolares e políticas e colaborar com os provedores da comunidade para coordenar os serviços necessários.

Os psicólogos escolares ajudam a escola a obter sucesso nas seguintes demandas:

  • Promover a motivação e o envolvimento do aluno
  • Realizar avaliações psicológicas e acadêmicas
  • Individualizar instrução e intervenções para os alunos
  • Gerenciar o comportamento do aluno e da sala de aula
  • Monitorar o progresso do aluno
  • Coletar e interpretar dados de alunos e salas de aula
  • Reduzir encaminhamentos inadequados para educação especial ou diagnósticos reducionistas
  • Promover comportamentos saudáveis e preventivos a saúde mental
  • Melhorar a comunicação e as habilidades sociais dos alunos
  • Avaliar as necessidades emocionais e comportamentais do aluno
  • Proporcionar aconselhamento individual e em grupo
  • Promover a resolução de problemas, a gestão da raiva e a resolução de conflitos
  • Reforçar habilidades de enfrentamento e resiliência positivas
  • Promover relações positivas entre pares e resolução de problemas sociais
  • Fazer referências e ajudar a coordenar os serviços comunitários fornecidos nas escolas
  • Apoiar e acolher os alunos em situações de riscos por uso de drogas, ideação suicidada, comportamentos de cutting, bullying, ciberbullying, sexualidade, homofobia, etc
  • Avaliar diversas necessidades de aprendizagem
  • Fornecer serviços culturalmente responsivos a estudantes e famílias de diversas origens
  • Planejar programas de educação individualizada (plano Individual de ensino – PEI) apropriados para alunos com deficiências ou transtornos de aprendizagem
  • Modificar e adaptar currículos e instruções
  • Ajustar as instalações e rotinas da sala de aula para melhorar o engajamento e o aprendizado do aluno
  • Monitorar e comunique-se eficazmente com os pais sobre o progresso dos alunos
  • Criar climas escolares seguros e positivos
  • Impedir o bullying, ciberbullying e outras formas de violência
  • Apoiar a aprendizagem socioemocional
  • Avaliar o clima escolar e melhorar a conectividade escolar
  • Implementar e promover a disciplina positiva e a justiça restaurativa
  • Implementar suportes comportamentais positivos em toda a escola
  • Identificar em risco estudantes e vulnerabilidades escolares
  • Prestação de serviços de prevenção e intervenção em situações de crise
  • Fortalecer Parcerias Familiares e Escolares
  • Ajudar as famílias a entender as necessidades de aprendizado e saúde mental de seus filhos
  • Auxiliar na navegação em processos de educação especial
  • Conectar famílias com provedores de serviços comunitários quando necessário
  • Ajudar efetivamente a envolver famílias com professores e outros funcionários da escola
  • Melhorar a compreensão e capacidade de resposta da equipe para diversas culturas e origens
  • Ajudar os alunos a fazer a transição entre os ambientes de aprendizagem da escola e da comunidade, como tratamento residencial ou programas de justiça juvenil
  • Melhorar a avaliação e a responsabilização em toda a escola Monitorar o progresso individual do aluno em acadêmicos e comportamento
  • Gerar e interpretar dados úteis de alunos e resultados escolares
  • Coletar e analisar dados sobre fatores de risco e proteção relacionados aos resultados dos alunos
  • Planejar serviços nos níveis de distrito, prédio, sala de aula e individual

A importância do psicólogo escolar pode ajudar todas as crianças e jovens a enfrentar problemas de tempos em tempos relacionados à aprendizagem; relações sociais; tomar decisões difíceis; ou administrar emoções como se sentir deprimido, ansioso, preocupado ou isolado.

Os psicólogos escolares ajudam estudantes, famílias, educadores e membros da comunidade a entender e resolver problemas crônicos de longo prazo e problemas de curto prazo que os estudantes podem enfrentar.

Os psicólogos escolares são um recurso altamente qualificado e pronto para garantir que todas as crianças e jovens prosperem na escola, em casa e na vida.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

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Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.

Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br.

Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

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