Compartilhe

O suicídio entre adolescentes é uma preocupação crescente para a saúde. É a segunda principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos, superada apenas por acidentes, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Segundo as especialistas Michelle Moskos, Jennifer Achilles e Doug Gray, as causas do sofrimento suicida incluem fatores psicológicos, ambientais e sociais. A doença mental é o principal fator de risco para suicídio.

Os fatores de risco para suicídio variam com a idade, sexo, grupo étnico, dinâmica familiar e eventos estressantes da vida. De acordo com uma ficha técnica de 2016 distribuída pelo Instituto Nacional de Saúde Mental, a pesquisa mostra que os fatores de risco para suicídio incluem depressão e outros transtornos mentais e transtornos por abuso de substâncias (geralmente em combinação com outros transtornos mentais).

Mais de 90% das pessoas que morrem por suicídio têm esses fatores de risco. O risco de suicídio ocorre freqüentemente em combinação com circunstâncias externas que parecem sobrecarregar adolescentes em risco que são incapazes de lidar com os desafios da adolescência por causa de vulnerabilidades predisponentes, como transtornos mentais. Exemplos de estressores são problemas disciplinares, perdas interpessoais, violência familiar, confusão de orientação sexual, abuso físico e sexual e ser vítima de bullying.

Os esforços nacionais de prevenção ao suicídio concentraram-se em programas de educação escolar, linhas diretas de centros de crise, diretrizes da mídia (estratégias de prevenção do suicídio que envolvem a educação de profissionais da mídia sobre a prevalência de suicídios imitadores entre adolescentes, em um esforço para minimizar o impacto de notícias que relatam suicídio) e esforços limitar o acesso a armas de fogo.

Os encaminhamentos podem ser feitos para tratamento, e o tratamento pode ser eficaz quando os sinais são observados a tempo. Os esforços de intervenção para jovens em risco podem colocá-los em contato com serviços de saúde mental que podem salvar suas vidas.

O suicídio é um evento relativamente raro e é difícil prever com precisão quais pessoas com esses fatores de risco cometerão suicídio. No entanto, existem alguns sinais de alerta possíveis, como:

  • Falando sobre morrer : Qualquer menção de morrer, desaparecer, pular, atirar em si mesmo ou em outros tipos de danos pessoais.
  • Perda recente : por morte, divórcio, separação, relacionamento rompido, autoconfiança, auto-estima, perda de interesse em amigos, hobbies ou atividades desfrutadas anteriormente.
  • Mudança de personalidade : triste, retraído, irritável, ansioso, cansado, indeciso, apático.
  • Mudança de comportamento : não consegue se concentrar na escola, no trabalho ou em tarefas rotineiras.
  • Mudança nos padrões de sono : insônia, geralmente com acordar cedo ou dormir demais, ou pesadelos.
  • Mudança nos hábitos alimentares : perda de apetite e peso, ou comer demais.
  • Medo de perder o controle : Agir de forma irregular, prejudicando a si mesmo ou a outros.
  • Baixa auto-estima : sentindo-se inútil, vergonha, culpa avassaladora, ódio por si mesmo, “todo mundo ficaria melhor sem mim”.
  • Não há esperança para o futuro : acreditar que as coisas nunca melhorarão ou que nada jamais mudará.

Fonte: https://www.apa.org/research/action/suicide

Precisa de ajuda? Brasil: LIGUE 188 Centro de Valorização da Vida
Idiomas: português
Website: www.cvv.org.br

Agendamento para consultas: presencial ou consulta on-line (psicoterapia on-line):

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

 

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

 

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

BIRRAS INFANTIS COMO LIDAR?

De uma maneira geral, as birras são naturais, saudáveis e inevitáveis fazendo parte do normal desenvolvimento. Longe de ser um sinal de infelicidade é uma forma de a criança crescer e adquirir uma visão mais madura acerca do funcionamento do mundo. Algumas crianças no segundo e terceiro ano de vida têm a tendência para tentar todas as espécies de comportamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×