A supervisão clínica numa abordagem psicanalítica psicodinâmica é um encontro, uma possibilidade de oportunizar reflexões, ponderações das diferentes visões teóricas e experienciais que ampliem a compressão do ser humano, visando um crescimento pessoal, profissional a partir da exploração psicanalítica conjunta.

Considero que o processo de supervisão psicanalítica é um processo de investigação da mesma maneira que faço o próprio processo analítico, portanto é um relacionamento íntimo e intenso entre supervisor/supervisionando, conduzido dentro da segurança do sigilo ético do relacionamento, e seguindo seu próprio curso mutuamente determinado. 

Nessa relação, ambos os participantes trazem a plenitude de sua experiência do material clínico em questão – e do processo de considerá-lo juntos.   Cada um é desafiado a ser tão aberto a   sua experiência quanto for capaz; e cada um também é desafiado a trazer todas as suas habilidades em investigações detalhadas para examinar os aspectos dessa experiência, através dos diversos vértices teóricos da Psicanálise. No meu caso, minha formação de base é Freud, Melanie Klein, Winnicott, Lacan e psicanalistas contemporâneos.

A diferença fundamental entre análise e supervisão analítica está no escopo acordado do esforço conjunto. Na Psicanálise, o campo de pesquisa é ilimitado; enquanto na supervisão analítica, o campo de pesquisa acordado é essencialmente predeterminado como aquele relacionado ao trabalho analítico do supervisionado, como abordagem teórica a qual se propõe estudar, compreender e entender o contexto clínico do paciente atendido pelo supervisionando.

Portanto, supervisão, análise pessoal e grupo de estudo, fazem parte do tripé básico para a formação integral do psicoterapeuta que se dedica a investigação humana no referencial da Psicanálise.

Assim, na supervisão, haverá uma interação entre as fundamentações teóricas do supervisor e do supervisionado. 

Estas posições representam, a subjetividade, intersubjetividade das personalidades envolvidas tanto do supervisor como supervisionando dentro do processo investigativo e compreensivo do estudo de caso clínico.  Como com toda investigação psicanalítica, o nível mais importante da investigação estará relacionado à interação transferência-contratransferência, incorporada e expressa no sujeito supervisionado. 

A supervisão psicanalítica nunca deve ter como objetivo inculcar qualquer posição teórica particular, mas abrir possibilidades para outros vértices de compreensão humana, empática e reflexiva. 

Assim como a psicanálise não deve colocar nenhum valor ou julgamento  acima da busca mútua da experiência única do relacionamento, também a supervisão psicanalítica deve reconhecer e respeitar o potencial inerente da dupla supervisor/supervisionado.

INFORMAÇÕES PARA REALIZAR SUPERVISÃO PSICANALÍTICA

Caso tenha interesse, poderá entrar em contato comigo para acordarmos a entrevista inicial, que não tem custos.

A supervisão psicanalítica que ofereço é destinada aos profissionais formados e que tenham conhecimentos mínimos das teorias psicanalíticas: Psicólogos, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos e Neuropsicólogos.

As modalidades de supervisão podem ser: individual, em dupla ou em grupo.

A supervisão individual poderá ser presencial e posteriormente poderá ser realizada de forma híbrida presencial e ou on-line.

O tempo de supervisão é sempre de 1 hora e você deverá escrever o seu caso clínico em duas vias (uma cópia para o supervisor e outra do supervisionado), para apresentar no dia marcado.

A supervisão poderá ter encontros semanais, quinzenais ou mensais, irá depender da demanda do supervisionando.

Os valores e forma de pagamento são acordados na entrevista inicial.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/