Mídia social é um termo para as plataformas online que as pessoas usam para se conectar com outras pessoas, compartilhar conteúdo de mídia e formar redes sociais. Algumas das plataformas mais populares incluem

Mídia social é um termo para as plataformas online que as pessoas usam para se conectar com outras pessoas, compartilhar conteúdo de mídia e formar redes sociais. Algumas das plataformas mais populares incluem Facebook , Twitter , WhatsApp , Tumblr , Instagram , Pinterest , Skype , YouTube , Viber e Snapchat .

Jogos multiplayer online, como World of Warcraft, League of Legends, Clash of Clans e The Sims também estão se tornando importantes espaços de mídia social para jovens, onde eles se conectam com outros jogadores e conversam enquanto jogam. Os sites de bate-papo para jogos também são formas populares de crianças e adolescentes se conectarem com outras pessoas que compartilham seus interesses específicos em jogos.

Usar mídia social significa carregar e compartilhar conteúdo, isso inclui:

  • Criando perfis online
  • Postando comentários ou conversando
  • Upload de fotos e vídeos
  • Compartilhamento de links
  • Etiquetar fotos e conteúdo
  • Criando e compartilhando modificações de jogos
  • Remixar ou alterar o conteúdo existente e compartilhá-lo.

A mídia social é um aspecto vital da vida social e criativa de adolescentes e crianças . Eles usam as mídias sociais para se divertir, fazer e manter amizades, compartilhar interesses, explorar identidades e desenvolver relacionamentos com a família. É uma extensão das interações offline e presenciais.

As mídias sociais podem conectar crianças e adolescentes a comunidades globais on-line com base em interesses compartilhados. Podem ser redes de apoio – por exemplo, para jovens com deficiência ou condições médicas, adolescentes atraídos pelo mesmo sexo ou crianças de contextos culturais específicos. Ou podem ser sites para comentar e compartilhar conteúdo sobre interesses específicos, como jogos, séries de TV, músicas ou hobbies.

Seu filho pode obter muitos outros benefícios do uso de mídias sociais :

  • Conhecimento em mídia digital: explorar e experimentar nas mídias sociais pode ajudar seu filho a desenvolver o conhecimento e as habilidades de que precisa para desfrutar de atividades on-line e evitar riscos on-line.
  • Aprendizagem colaborativa: seu filho pode usar a mídia social para compartilhar conteúdo educacional, informalmente ou em ambientes escolares formais.
  • Criatividade: seu filho pode ser criativo com páginas de perfil, fotos e vídeo e modificações para jogos.
  • Saúde mental e bem-estar: conectar-se com familiares e amigos e participar de comunidades on-line locais e globais pode dar ao seu filho uma sensação de conexão e pertencimento.

Riscos das mídias sociais

Sites de mídia social também podem representar riscos. Para o seu filho, esses riscos incluem:

  • Ser exposto a conteúdo inapropriado ou perturbador, como comentários ou imagens cruéis, agressivos, violentos ou sexuais
  • Upload de conteúdo inadequado, como fotos ou vídeos embaraçosos ou provocativos de si mesmo ou de outras pessoas
  • Compartilhamento de informações pessoais com estranhos – por exemplo, números de telefone, data de nascimento ou local
  • Cyberbullying
  • Exposição a muita publicidade e marketing direcionados
  • Violações de dados, como vender seus dados para outras organizações.

Falar sobre o uso da mídia social é a melhor maneira de proteger seu filho e garantir sua segurança na Internet. Conversar oferece a oportunidade de ajudar seu filho:

  • Descobrir como ela quer se comportar e ser tratada por outras pessoas online
  • Entender os riscos envolvidos no uso de mídias sociais – por exemplo, riscos como ser marcado em uma foto embaraçosa tirada em uma festa
  • Entender os perigos envolvidos no compartilhamento de conteúdo e informações pessoais – isso inclui não apenas o conteúdo que seu filho compartilha, mas também imagens do mesmo que outras pessoas compartilham, ou postagens e imagens que outras pessoas marcam com seu filho
  • Aprenda a navegar pelos riscos – por exemplo, se seu filho postar uma imagem identificável de si mesmo, ele poderá reduzir o risco ao não incluir outras informações pessoais
  • Aprenda o que fazer se as pessoas solicitarem dados pessoais, forem mal-intencionadas ou abusivas on-line, postarem fotos embaraçosas dela ou compartilharem informações que o vinculam
  • Gerenciar sua própria pegada digital – por exemplo, você pode falar sobre o que seu filho gostaria que sua pegada digital dissesse sobre ela agora e no futuro.

Descobrir mais sobre mídias sociais

As plataformas e funcionalidades de mídias sociais estão sempre mudando, por isso é uma boa idéia manter-se atualizado com as mídias sociais que seu filho usa. Você pode perguntar ao seu filho quais plataformas são populares e quais ele gosta. Você também pode fazer com que seu filho mostre como ele funciona.

Você pode verificar se as opções de mídia social do seu filho são apropriadas para a idade dela. Algumas plataformas de mídia social têm restrições de idade. Por exemplo, para ter uma conta no Facebook ou Instagram, seu filho precisa ter 13 anos.

Mas muitas vezes é difícil impor restrições de idade nas mídias sociais, porque é fácil mentir sobre a sua idade online. Além disso, muitas plataformas não têm limites de idade específicos. Outros, como ambientes de jogos multiplayer online, permitem que você interaja com pessoas de todas as idades em todo o mundo.

Agora, algumas plataformas de mídia social têm versões para crianças, como YouTube Kids e Messenger Kids , que têm configurações de segurança diferentes, exigem mais envolvimento dos pais e apresentam conteúdo apropriado para a idade. Essas plataformas podem ajudar seu filho a aprender a navegar nas mídias sociais.

Que tal banir as mídias sociais?

As mídias sociais estão se tornando cada vez mais incorporadas em aplicativos, jogos, sites e até ambientes de aprendizado, por isso é difícil proibir. E geralmente não funciona para proibir ou bloquear o acesso à mídia social, mesmo para crianças mais novas. Não é uma boa maneira de ensinar seu filho a navegar pelos riscos das mídias sociais e se comportar respeitosamente nas mídias sociais.

Se você banir as mídias sociais, seu filho pode ficar mais tentado a vê-lo quando estiver fora de casa. O acesso à Internet do seu filho fora de casa pode ser difícil de controlar.

Jogos multiplayer online, como World of Warcraft, League of Legends, Clash of Clans e The Sims também estão se tornando importantes espaços de mídia social para jovens, onde eles se conectam com outros jogadores e conversam enquanto jogam.

Os sites de bate-papo para jogos também são formas populares de crianças e adolescentes se conectarem com outras pessoas que compartilham seus interesses específicos em jogos.

Denuncie condutas abusivas na internet: https://new.safernet.org.br/denuncie

Fonte: https://raisingchildren.net.au/pre-teens/entertainment-technology/digital-life/social-media

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

Agendamento para consultas presenciais em consultório:

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504 e WhatsApp (13) 991773793

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

Agendamento para consultas de psicoterapia on-line:

Psicóloga Marina Almeida

Licenciada pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

Email: casa@casadosinsights.com.br

WhatsApp (11) 94940-0065

https://casadosinsights.com.br/